G-WW0K142DL1 G-WW0K142DL1
top of page

CLIMATÉRIO

Atualizado: 12 de mai. de 2020

O climatério corresponde ao período de transição da vida da mulher da fase reprodutiva para a não reprodutiva. Essa alteração ocorre devido a uma diminuição de hormônios produzidos pelos ovários, o que pode levar ao aparecimento de uma série de sintomas.


Essa diminuição dos níveis hormonais inicia em idades distintas, ou seja, varia de mulher para mulher e por isso, assim como também pela multiplicidade de sintomas, esse período tem limites imprecisos. Os sintomas geralmente aparecem por volta dos 45 aos 50 anos de idade.


Quais são os sintomas?

Ondas de calor repentinas, diminuição/falta de desejo sexual, menstruação irregular, insônia, labilidade emocional, ganho de peso, dores musculares... É muito frequente a confusão deste período com a menopausa, mas esses termos realmente se referem a coisas diferentes, pois a menopausa é um marco na vida da mulher que significa a última menstruação assim como a menarca, que ocorre lá na puberdade, significa a primeira.

Duas coisas muito IMPORTANTES: 1) aumento do risco para osteoporose nessas mulheres e 2) mulheres que têm esses sintomas muito cedo, ou seja, antes dos 40 anos, devem estar atentas para menopausa PRECOCE.

Se você está experimentando alguns desses sintomas ou todos, se ficou na dúvida se está passando por esse período, não guarde suas dúvidas em casa. Agende uma consulta com sua ginecologista de confiança e converse sobre possíveis tratamentos.



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page